sexta-feira, 22 de julho de 2016

1992


INAUGURAÇÃO DA ESTÁTUA DE EUSÉBIO



É uma daquelas coincidências: o símbolo que eterniza Eusébio à porta do Estádio da Luz, a célebre estátua em bronze que imortaliza o instante de um remate do antigo internacional português, foi inaugurada em 1992, também num fim-de-semana em que o Benfica goleou o Gil Vicente por 5-0, tal como sucedeu no sábado.

Neste domingo, e seguramente durante os próximos dias, a estátua que foi descerrada há quase 22 anos, no dia 25 de Janeiro, data do aniversário de Eusébio, será o palco privilegiado de todas as homenagens ao avançado que inscreveu o seu nome na lista dos melhores futebolistas de sempre.





De entre as variadíssimas acções de tributo de que foi alvo ao longo da vida (desde uma banda desenhada ao baptismo de um avião da TAP com o seu nome, passando pela criação do troféu Eusébio Cup), a estátua instalada na Praça Centenário será o exemplo mais visível.

O monumento nasceu de uma iniciativa de Vítor Baptista, emigrante nos Estados Unidos da América (EUA) e adepto do clube, com o objectivo de honrar a memória de uma referência nacional. “Naquele tempo [décadas de 1960 e 1970], era a única nota positiva que nos dava orgulho de sermos portugueses, dando-nos muitas alegrias através das vitórias que conseguia para Portugal no estrangeiro”, referiu, na altura.





O projecto ainda mereceu oposição de alguns antigos dirigentes do Benfica, mas a direcção do clube, então presidida por João Santos, decidiu avançar com a obra, que tem o traço do escultor norte-americano Daker Bower e foi oferecida por Vítor Baptista.

Nos EUA, de resto, mais concretamente em Foxborough, perto de Boston, é possível encontrar uma réplica da estátua erigida à frente do Estádio da Luz. Está implantada nas imediações do Estádio Gillette, que sucedeu a um recinto onde o avançado chegou a jogar no final da carreira. Um monumento que foi inaugurado por Luís Filipe Vieira e pelo próprio Eusébio.






Nenhum comentário:

Postar um comentário