sábado, 25 de junho de 2016



TED SMITH




Ted Smith, embora sem muita documentação sobre o mesmo, recordamos que foi pela sua mão, que o Benfica ganhou a Taça Latina, por ventura a maior prova europeia daquele tempo, no longínquo ano de 1948. Cavalheiro de  fino trato e duma simplicidade a toda a prova, Ted só tinha o pecado, em nossa opinião, de nunca ter dominado a língua portuguesa, falando sempre a língua de Camões um pouco intercalada com a de Shakespeare, o que dava uma miscelânea interessante e até divertida, que nos permitia a todos que com ele privavam, uma forma de respeitosa e sincera amizade.
Nascido em Grays , no Essex County, a sua carreira no futebol começou no Millwall FC , ​​em 1935, já que os leões estavam na Terceira Divisão . Ele fez parte da equipa que eliminou (2-0) o Manchester City nos quartos de final do 1936-37 FA Cup , em 6 de Março de 1937, que viria a ser conhecido como um dos históricos gigante assassinatos na FA Cup. na próxima temporada, Smith ajudou o clube a ser promovido à segunda divisão , jogando apenas uma temporada antes da interrupção Guerra. Ele competiu por mais três anos, retirando-se em 1948 com 33 anos.
Começou imediatamente uma carreira de treinador, chegando ao Benfica em 1948. O clube tinha tido o último título da liga  em 1944-45 , e o Sporting CP tinha o período de maior sucesso da sua história, vencendo sete das oito campeonatos disputados entre a temporada 1946-47 e a temporada 1953-54, perdendo apenas na temporada 1949-50 para o Benfica de Smith. Esta foi a era dos “Cinco Violinos”
A somar ao título da liga , Smith conquista a Taça Latina , a antecessora da UEFA Champions League , disputada pelos europeus latinos,  França , Itália , Espanha e Portugal , num torneio organizado no final da temporada, derrotando Bordeaux no Estádio Nacional , em 18 de junho de 1950.
Depois de ganhar a sua segunda Taça de Portugal no seu terceiro ano no comando, o seu quarto ano foi mais irregular. Em dezembro, Smith, renunciou por problemas pessoais, mudou de idéias em março e voltou, mas apenas por um mês, deixando novamente em Abril.

Depois do Benfica, Smith treinou o Workington AFC por uma temporada, e teve uma curta passagem pelo Atlético no início de 1970.

Nenhum comentário:

Postar um comentário