quinta-feira, 16 de junho de 2016

Estadio Terras do Desembargador

TERRAS DO DESEMBARGADOR 1904 A 1906


As Terras do Desembargador foram um espaço desportivo fundamental para a evolução do futebol em Lisboa e em Portugal. Como benfiquistas, não podemos deixar de lhe atribuir um carinho muito especial, pois foi aí que nos iniciámos e nos tornámos... ganhadores!
No final do séc. XIX, Os grandes jogos de futebol disputavam-se nos terrenos públicos das Terras do Desembargador, junto ao Convento das Freiras Salésias, em Belém, isto após o início da construção, em 1892, da Praça de Touros do Campo Pequeno, que era, até essa data, o local de eleição para os jogos de futebol realizados na Capital.

Ainda que esporádicos e sem calendário pré-estabelecido (anunciados em "desafio" nas páginas da imprensa lisbonense da época), os jogos de futebol atraíam às Salésias alguns desportistas, mas principalmente a miudagem. Em domingos de jogos, a pequenada de Belém e os casapianos do Restelo "caíam em cima das quatro linhas" na ânsia de ver jogar futebol, mas principalmente para verem quem vencia - se o que desafiava ou o que era desafiado. Depois imitavam os "heróis", nas ruas ou no pátio da Casa Pia.


Foi nesses terrenos que, em 13-12-1903, o Grupo de Belém, composto pelos três irmãos Rosa Rodrigues (conhecidos por Catataus) e os seus vizinhos da Rua de Belém, reforçados com ex-casapianos "bons de bola", venceram por 1-0, no jogo-desforra, o Internacional (CIF), considerado na altura o melhor grupo português de futebol (ainda que nele actuassem, também, jogadores ingleses).

No almoço que se seguiu ao triunfo, foi proposto fundar um clube... só com portugueses! A vitória, que provocou grande alvoroço em Belém, levou à intensificação dos treinos, ao estreitar de relações entre os rapazes de Belém e os ex-casapianos e, alguns meses mais tarde, à criação do nosso clube (28-02-1904). Após a fundação, na área de Belém, as Terras do Desembargador foram um dos locais onde se realizaram os primeiros treinos e onde se efectuou o primeiro jogo do nosso clube (01-01-1905), em que vencemos o Grupo de Campo de Ourique, por 1-0.
Continuámos a jogar nas Salésias, mas, com o crescimento do clube, em associados e popularidade, fazia-se sentir cada vez mais a necessidade de possuirmos "campo próprio". Uma das primeiras medidas da 1.ª Direcção, eleita a 22-11-1906 e presidida pelo Dr. Januário Barreto, ocorreu na 2.ª reunião, a 07.02.1907, em que se deliberou "adquirir um campo atlético privativo do clube".

Em pouco tempo, os jogadores do Benfica eram considerados os melhores que havia em Portugal e os únicos com categoria para "dar réplica" aos mestres invencíveis do Cabo Submarino, o Carcavelos Club. No entanto, não tinham boas condições para treinar e jogar. As estruturas das Salésias eram muito rudimentares. Como eram terrenos públicos, serviam vários fins, entre os quais exercícios de soldados e cavalaria dos regimentos militares de Belém, o que deixava frequentemente o piso em muito mau estado.


Por outro lado, os espectadores incomodavam muitas vezes os jogadores, sobretudo a "soldadesca" que assistia a treinos e desafios, visto que o campo constituía a cerca de um quartel. Este panorama era muito desagradável, sobretudo para alguns atletas do nosso clube, que também eram militares e de patente mais elevada... Com o desenvolvimento das suas capacidades futebolísticas, a par da afirmação profissional, não agradava aos nossos jogadores andar com equipamentos às costas e por balneários ao ar livre, sem comodidade nenhuma - "já não tinham idade nem posição social para rapaziadas".

Com a garotada a assistir, bola que saísse fora das "quatro linhas", era uma trabalheira para a trazer de volta ao campo, pois a rapaziada apanhava-a e queria brincar com ela. Havia, também, o perigo de alguns espectadores correrem pelo campo, provocando acidentes entre eles e os jogadores. António Rosa Rodrigues chegou mesmo a fracturar um braço, tendo, na sequência do acidente, partido a perna a um rapaz que atravessou inadvertidamente o terreno de jogo. O incidente provocou a intervenção da Polícia, tendo o nosso atleta prestado contas na esquadra de Belém, já que os terrenos eram públicos e deviam ser utilizados "com urbanidade", ou seja, de modo a não serem provocados desacatos. Havendo acidentes, teria de se responder por eles.


Com dificuldade em conseguir espaços em Lisboa para praticar futebol, o nosso clube, na temporada de 1906/07 - a 3.ª da nossa história desportiva -, utilizou, como os restantes clubes da cidade, campos alheios para jogar futebol. Entre estes, contavam-se a Quinta Nova, em Carcavelos (o único campo atlético privado em Portugal, que pertencia às instalações do Cabo Submarino e onde jogava o Carcavellos Cricket and Football Club - utilizado para o futebol desde os anos 90 do séc. XIX) e o campo da Cruz Quebrada, pertencente aos ingleses do Lisbon Cricket Club, que também praticavam futebol.
O clube continuou a procurar terrenos na área de Belém. Todavia, por não existirem espaços ou pelo facto de os arrendamentos serem demasiado dispendiosos, nunca foi possível conseguir o tão desejado campo próprio, nem mesmo fora de Belém. A solução viria a ser encontrada em Benfica, onde existia um clube - o Grupo Sport de Benfica -, que tinha um razoável campo de jogos, na Quinta da Feiteira, apesar de não possuir bons jogadores de futebol...

Nas Terras do Desembargador, terreno neutro, disputámos 6 jogos, em que somámos 5 vitórias, e um total de 13-2 em golos. Actualmente, estes terrenos estão integrados, devido ao alargamento das instalações, na "parada" do Quartel das Oficinas Gerais de Material de Engenharia, do Exército, a norte da Rua do Embaixador, entre a Travessa das Zebras e a Rua Alexandre de Sá Pinto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário