domingo, 19 de junho de 2016

COSME DAMIÃO 1908 A 1926






Cosme Damião (Lisboa, 2 de novembro de 1885 - Sintra, 11 de junho de 1947) foi fundador, jogador, técnico, dirigente, capitão geral e jornalista do Sport Lisboa e Benfica. Ex-aluno da Casa Pia, foi um dos 24 fundadores do Sport Lisboa e Benfica, em 1904, na reunião da Farmácia Franco. Mas a ata da reunião, manuscrita por Cosme, não incluía o seu nome. Como jogador, foi médio centro de bons recursos técnicos. Estreou-se no jogo frente ao Carcavelos, que o Benfica venceu por 4-1, no dia 17 de Janeiro de 1907. Quando completou 30 anos, optou por retirar-se, no particular com o Fortuna de Vigo (derrota por 2-0).

Como dirigente do Sport Lisboa e Benfica, dedicou-se de corpo e alma ao projeto clubístico e ficou intimamente ligado à continuação da coletividade nos momentos mais críticos. Em 1907, a quando da primeira crise, que levou oito jogadores benfiquistas a saírem para o Sporting, foi ele que assumiu a permanência do clube, relançando-o e construindo rapidamente um conjunto que, três anos depois, seria a primeira equipa portuguesa a vencer o Campeonato de Lisboa. Fomentou o ecletismo, foi guarda-redes de hóquei em campo, fixou as regras do hóquei em patins e arbitrou o primeiro desafio desta modalidade, em 1917. Foi o maior entusiasta da construção do Estádio das Amoreiras, inaugurado em 1925.


Cosme Damião foi o principal fundador do Sport Lisboa e Benfica. Embora tenha sido a principal figura do Benfica durante décadas, nunca chegou a ser Presidente, tendo recusado o cargo por diversas vezes, preferindo o lugar de treinador. Em função disso esteve 18 anos consecutivos no comando técnico do clube. Costuma-se dizer que Cosme Damião não foi Presidente do Benfica porque não quis, o que é bastante verdade pois em 1926 concorreu às eleições para a Direção, tendo encabeçado uma lista que veio a sair vencedora; recusou contudo o cargo de Presidente da Direção para o qual foi eleito alegando ser demasiado novo para assumir essa responsabilidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário