sábado, 25 de junho de 2016


Cândido Tavares





Cândido Coelho Tavares, casa-piano e primeiro-sargento do Exército Português, nasceu no Seixal (Setúbal), em 30 de Dezembro de 1911 e veio a falecer em 18 de Junho de 1997. O seu corpo está depositado no Cemitério do Seixal. Uma pessoa que muito me marcou pela sua maneira de ser e estar, solidário e de coração aberto, sempre com voz pausada, clara e elucidativa, conversador emérito e ouvinte especialíssimo, virtudes que demonstrava, na sua lhaneza, em todos os seus actos fosse com quem fosse, desde as pessoas mais simplórias até aos mais diplomados.



Então com os africanos, especialmente com os naturais de fora de São Tomé e Príncipe, principalmente os que não possuíam documentos – entraram de forma ilegal naquele território à procura de trabalho – tinha uma imensa paciência, deslumbrante e cativante, sempre com a solução a contento de quem tanto precisava de regressar à sua terra natal. Enfim, que adjectivos se podem dizer de alguém que tratava o seu semelhante com dignidade, aprumo e respeito? A-propósito, quis o Comando Militar de então louvá-lo e, na Ordem de Serviço 274, de 17 de Dezembro de 1965, expressa o seguinte texto:
“Que, louva o primeiro-sargento do QSSGE (Quadro Sargentos Serviço Geral Exército), CÂNDIDO COELHO TAVARES, desempenhando há cerca de dois anos as funções de Amanuense da 1ª Repartição deste Comando Territorial Independente, especialmente na fase incipiente na sua organização e particularmente nos serviços do RDM (Regulamento de Disciplina Militar) adstrito, suportou sempre um trabalho intenso, havendo-se com excepcional aprumo militar, ponderação, zelo, honestidade e prontidão nos múltiplos serviços de que tem sido encarregado. Muito ordenado nos serviços a seu cargo, manifestou constantemente no contacto quotidiano com os assuntos do pessoal, apurado espírito de justiça, isenção, especial cuidado e humanidade no processo de normalização da situação militar, muitas vezes bastante confusa, não só dos nativos como dos oriundos de outras Províncias, a todos atendendo com o melhor interesse e orientando do modo mais conveniente. O seu empenho de bem cumprir, o seu porte disciplinado, franco e leal, a sua correcção de maneiras e de trato, completam em si um conjunto de qualidades que o impuseram á estima geral e o tornam exemplo a apontar a todos os seus camaradas e inferiores". Na actividade desportiva, como já referi neste blogue, participou como Árbitro no Campeonato Militar de Futebol de 1965, dirigindo 6 jogos. Mas o seu passado, o seu currículo é simplesmente impressionante, senão vejamos o que praticou e quem representou:

COMO ESGRIMISTA


A Fédération Internationale d’Escrime, sediada na Bélgica, emitiu em Setembro de 1920, a licença de praticante Internacional Amador. São Miguel (Açores), 1943

COMO JOGADOR DE BASQUETEBOL



1931/32 – Lusitano Ginásio Clube, de Évora. 

COMO JOGADOR DE FUTEBOL (GUARDA-REDES)




1931 – Casa Pia Atlético Clube
1932 a 1934 – Lusitano Ginásio Clube
1934/35 – Casa Pia Atlético Clube
1934/37 – Sport Lisboa e Benfica
1938/39 – Casa Pia Atlético Clube
1941/42 – Clube União Sportiva, São Miguel (Açores)

COMO TREINADOR E PREPARADOR FÍSICO


1952 – Sport Lisboa e Benfica, Adjunto e Principal, tendo, nesta função, ganho uma Taça de Portugal ao Sporting e logo por 5-4!
1953/54 – Vitória Sport Clube, de Guimarães.
1954/55 – Lusitano Ginásio Clube
1954/56 – Federação Portuguesa de Futebol
1956 – Sport Clube União Torriense
1957/58 – Grupo Desportivo da Companhia União Fabril.
Treinou ainda o Marrazes Sport Club (Distrito Leiria).Também colaborou com o jornal “Diário Popular” na época 1947/48. Equipa que conquistou o troféu Futebol Clube do Porto. Mais recentemente a Câmara Municipal do Seixal, ao dar o devido destaque a um dos seus mais lídimos filhos quis que o seu nome ficasse perpetuado na Cidade atribuindo-lhe um arruamento na zona nova e nobre, bem perto do Centro de Estágio do Sport Lisboa e Benfica! Pena foi que o Estado português nunca o tenha distinguido, como merecia, face à sua longa e brilhante carreira desportiva. Coisas… Vencedores da Taça de Portugal




Vitória Sport Club


Nenhum comentário:

Postar um comentário